O Paraná está em estado de alerta devido à chegada de uma frente fria que traz risco de tempestades severas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso nesta quarta-feira (27), alertando para chuvas fortes e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em diversas regiões do estado. A previsão é que o alerta permaneça até as 12h de quinta-feira (28).
De acordo com o Inmet, as chuvas acumuladas podem variar entre 30 e 60 mm por hora, ou entre 50 e 100 mm por dia, além do risco de queda de granizo. A condição climática adversa pode gerar diversos problemas, como interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O alerta é considerado de nível laranja, o que indica a possibilidade de danos significativos.
As regiões mais afetadas devem ser o sudoeste, oeste, centro-sul e sudeste do Paraná. Além disso, algumas áreas vizinhas também estão sob o alerta de temporal, incluindo o oeste de Santa Catarina e partes do Rio Grande do Sul, como o centro ocidental e o noroeste do estado.
O Inmet recomenda que, em caso de ventos fortes, as pessoas evitem buscar abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é orientado que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Caso possível, é recomendável desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Nesta quarta-feira, uma frente fria chegou ao Paraná, trazendo condições para formação de tempestades. Apesar da previsão de chuvas intensas, as temperaturas ainda seguem elevadas em algumas regiões. Na quinta-feira (28), a situação deve se intensificar, com chuvas fortes e trovoadas em praticamente todas as áreas do estado. Em Curitiba, litoral e região de Ponta Grossa, o dia será marcado por nebulosidade e risco de chuva a qualquer momento.







