Há quem diga que o Natal é a época mais gostosa do ano, e na capital paranaense, a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, que inicia nesta sexta-feira (22/11), traz opções irresistíveis para degustar o melhor da culinária natalina e curitibana.
Além das 180 apresentações e belíssimas decorações, que poderão ser apreciadas por 46 dias, até 6 de janeiro, também há atrações gastronômicas, para quem busca conhecer novos sabores ou revisitar aqueles que trazem boas lembranças. Pensando nisso, preparamos um roteiro dedicado à culinária. Confira:
Santa Felicidade – Família Madalosso
Sinônimo de comida boa para muitos curitibanos e turistas, o bairro Santa Felicidade não poderia ficar de fora do roteiro gastronômico natalino, e de quebra, conta com um programa especial: “Natal Encantado da Família Madalosso”. Tradicional e emblemático, o Restaurante Família Madalosso preparou a 5° edição do evento, unindo o melhor da culinária italiana com apresentações músico-teatrais e uma decoração imersiva e temática.
Com o tema “O expresso de Natal”, o evento pode ser apreciado nos dias 24, 25 e 27 de novembro; e 1, 3, 8, 10, 15, 17, 22 e 23 de dezembro, de segunda a sábado, às 19h30, e aos domingos, às 19h. O Restaurante Família Madalosso está localizado na Avenida Manoel Ribas, 5.875, em Santa Felicidade.
Feiras de Natal da Osório e Santos Andrade
As próximas paradas são outra tradição indispensável do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, as Feiras Especiais de Natal da Praça Osório e Santos Andrade. Queridinhas de quem aproveita para incentivar os artesãos de Curitiba na hora de presentear familiares e amigos, as feiras também são uma ótima pedida para quem gosta de apreciar as deliciosas iguarias vendidas. Quem visitar a Praça Osório deve encontrar nas barracas centrais, cercando o chafariz, uma variedade surpreendente de culinárias, desde opções nacionais até de outras culturas e nacionalidades.
Na Santos Andrade, escolha de quem prefere espaços mais calmos, os visitantes encontrarão as opções mais tradicionais de feira, como crepe suíço e pastel. Ambas serão realizadas de 28 de novembro a 23 de dezembro. A da Praça Osório poderá ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 14h às 20h, e da Santos Andrade de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 12h às 18h30.
Largo da Ordem
O cenário da abertura do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais é também uma ótima opção para quem quer aproveitar os passeios na decoração natalina para conhecer novos sabores. Além do auto de abertura da celebração, no dia 22 de novembro, o Centro Histórico contará com decoração especial e também receberá o Largo das Óperas nas Ruínas de São Francisco, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, 2, 3, 4, 6 e 7 de dezembro, às 20h, e 8 de dezembro, às 19h. As Ruínas também serão palco do tradicional espetáculo de balé O Quebra Nozes, nos dias 11 e 12 de dezembro, às 20h; 13, 14 e 15 de dezembro, às 18h e às 20h.
Quem prestigiar os eventos não pode deixar de apreciar a vida boêmia da região, com opções de bares e restaurantes emblemáticos da noite curitibana, como o Bar do Alemão e o Boteco da Ordem, e até mesmo opções para veganos e vegetarianos no Janaíno Vegan. Quem preferir tomar um cafezinho pode visitar a unidade Solar do Coffeeterie, ao lado da sede da Fundação Cultural de Curitiba. O Bistrô fica aberto de terça a sábado, até às 19h, e nos domingos, das 9h às 15h. Além disso, a clássica feirinha do Largo da Ordem segue sendo realizada aos domingos, das 9h às 14h, e conta com barracas de quitutes.
Mercado Municipal
Ponto turístico durante todo o ano, o Mercado Municipal também é uma ótima opção de passeio durante as festas de final de ano. O espaço recebeu melhorias em março deste ano, com obras no entorno, tornando o trajeto até o Mercado mais agradável, e a Rua General Carneiro um espaço para espaços de convivência e lazer, transformada em boulevard. Além da praça de alimentação com restaurantes étnicos, ideal para um almoço em família, com amigos ou até mesmo sozinho, o Mercado Municipal é um destino imperdível para as compras de Natal.
Centralizando várias lojas de produtos alimentícios, como bebidas, queijos, ervas e especiarias e carnes de alta qualidade, também é uma ótima ideia para quem planeja uma ceia especial para comemorar a data, também com opções de artigos de decoração e presentes. O Mercado pode ser visitado de terça-feira a sábado das 8h às 18h, e de domingo das 8h às 13h. Os restaurantes servem refeições até às 15h. O Mercado fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 1.865, no Centro.
Bosque Alemão
Um dos passeios especiais do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais deste ano é no Bosque Alemão, transformado em um cenário encantador com decorações temáticas. A trilha João e Maria, decorada integralmente, contando com mais de 12 km de iluminação de microlâmpadas não pode deixar de ser visitada. Outra atração do bosque será a Festa das Lanternas, um espetáculo luminoso de origem alemã, que ocorrerá no segundo domingo de dezembro (8/12), às 19h.
O Oratório de Bach se torna Casa de Pão de Mel e Oficina do Papai Noel, com uma divertida maquete de Curitiba feita toda com biscoitos decorados, especialmente para os curitibinhas que quiserem visitar Papai e Mamãe Noel. A Casa receberá o público de 23 de novembro a 15 de dezembro, de sexta-feira a domingo, e de 20 a 24 de dezembro, das 10h às 18h.
Temático de doces natalinos, o passeio deve deixar muitos com água na boca, e para saciar o apetite, a dica é visitar a tradicional confeitaria alemã Erika, especializada em biscoitos e doces germânicos artesanais, perfeitos para apreciar na época natalina, e quem sabe até garantir presentes para familiares. A confeitaria fica localizada junto ao Bosque, na Rua Prof. Milton Carneiro, 37, e recebe clientes de segunda a sexta das 12h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.
Bosque do Papa
O Memorial da Imigração Polonesa, também conhecido como Bosque Papa João Paulo II, também entrou na maior programação natalina do Brasil, com decoração especial e o tradicional Natal das Etnias. A festa, que celebra os povos imigrantes que povoaram a capital paranaense será realizada nos dias 30/11 e 1/12 de dezembro, das 12h às 19h. O espetáculo, além de ser uma oportunidade para conhecer mais das etnias que formam Curitiba, se encerra com o belíssimo Jesselka, Auto de Natal Polonês com o Grupo Wisla.
Mas para conhecer bem uma cultura, a culinária é fundamental, então, que tal conhecer as delícias da culinária polonesa na Casa de Chá Kawiarnia Krakowiak, situada na entrada do bosque? Com muitas opções de doces para as formiguinhas de plantão, a Casa de Chá é especializada na culinária da Polônia, e pode ser visitada nas segundas das 14h às 19h e de terça a domingo das 10h às 19h. O prato sugerido pelos proprietários para o Natal é a “barszcz”, um consomê de beterraba, tradicionalmente servido na ceia do dia 24 de dezembro de famílias polonesas, e todos os dias na Kawiarnia Krakowiak.