A derrota para o Mirassol por 4 a 1, na terça-feira (5), no Estádio Municipal de Mirassol, encerrou as esperanças do Coritiba de conseguir o acesso à Primeira Divisão do futebol brasileiro. O resultado matematicamente impossibilitou a subida do time alviverde, que agora tem como objetivo concluir a temporada da Série B de forma digna.
Após a partida, o técnico Jorginho refletiu sobre o desempenho da equipe e lamentou a oportunidade perdida. “O Coritiba merece muito mais do que a gente fez, principalmente nesses dois últimos jogos. Nós demonstramos isso contra o Vila Nova, que foi um jogo excepcional, partida muito organizada, mas infelizmente nos dois últimos jogos a gente não conseguiu fazer assim”, afirmou o treinador.
A campanha do Coritiba, que no início projetava chances de acesso, foi marcada por altos e baixos. Mesmo com a vitória apertada sobre o CRB na rodada anterior, por 2 a 1, o desempenho da equipe mostrou dificuldades diante de um adversário que luta contra o rebaixamento para a Série C. Na partida contra o Mirassol, o Alviverde foi amplamente pressionado, com a equipe da casa marcando cinco vezes – uma das quais anulada por impedimento.
Jorginho também ressaltou a importância de manter a postura profissional até o fim do campeonato. “São jogadores de caráter, o que nos resta é honrar essa camisa, honrar a instituição, honrar a nossa vida como profissional. Que a gente possa dar o nosso melhor para que pelo menos a gente termine com honra”, concluiu.
O Coritiba ocupa atualmente a 10ª posição na tabela, com 50 pontos, e não tem mais chances de alcançar o G4. Mesmo que o Alviverde vença os últimos três confrontos – contra Santos, Chapecoense e Botafogo-SP –, a pontuação máxima que pode atingir é de 59 pontos. O Sport, atualmente o quarto colocado, já soma 59 pontos e tem uma vantagem significativa no saldo de gols.
Na reta final da Série B, o Coritiba enfrentará o Santos na próxima segunda-feira (11). Em seguida, visita a Chapecoense em 17 de novembro e encerra sua participação na competição em casa, contra o Botafogo-SP, em 24 de novembro. Mesmo sem possibilidade de acesso, a expectativa é que a equipe de Jorginho busque vitórias para encerrar a temporada de forma honrosa e com o apoio da torcida.