Após um hiato de cinco anos, o Brasil volta a ter um piloto titular na Fórmula 1. O paulista Gabriel Bortoleto foi anunciado nesta quarta-feira (6/11) como o novo integrante da escuderia Sauber para a temporada de 2025. O jovem piloto assinou um contrato de dois anos, garantindo sua presença no grid da principal categoria do automobilismo mundial até, pelo menos, 2026.
Bortoleto, que iniciou sua carreira no kart em 2012 e competiu nessa modalidade até 2019, trilhou um caminho sólido nas categorias de base. Ele passou pelo Campeonato de Fórmula Regional Europeia (Freca) e pela Fórmula 4, antes de estrear na Fórmula 3 em 2023, onde obteve grande destaque ao conquistar o título da categoria. Em 2024, o piloto subiu para a Fórmula 2, defendendo a Invicta Racing, e integrou o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, aprimorando suas habilidades e se preparando para o salto definitivo à Fórmula 1.
A nova fase de sua carreira o colocará ao lado do experiente piloto alemão Nico Hülkenberg. Ambos representarão a Sauber, que em 2026 passará a competir oficialmente sob a bandeira da Audi, marcando o início de uma nova era para a escuderia. O contrato de Bortoleto significa que os atuais pilotos Valtteri Bottas e Guanyu Zhou precisarão encontrar novas equipes para manter seus lugares na F1, pois a vaga restante já foi preenchida.
O último brasileiro a assumir uma posição de titular na Fórmula 1 foi Pietro Fittipaldi, que competiu pela Haas em 2020, substituindo Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi após o acidente do piloto francês. No entanto, após essas duas corridas, Fittipaldi migrou para a Fórmula Indy, deixando o país sem um representante constante na F1.