Nesta sexta-feira (25), a médica Nise Yamaguchi, uma figura que ganhou projeção nacional durante a pandemia de Covid-19, manifestou apoio oficial à campanha da jornalista Cristina Graeml, candidata pelo PMB. Yamaguchi compartilhou sua mensagem de apoio por meio de um vídeo divulgado no YouTube, onde enalteceu a candidatura de Graeml, fortalecendo sua campanha com a presença de um nome que, apesar de controverso, tornou-se conhecido por posições polêmicas durante a crise sanitária.
Yamaguchi destacou-se durante a pandemia por defender veementemente o uso da cloroquina no chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19, mesmo após a comprovação científica de sua ineficácia. Durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que investigou as ações do governo Bolsonaro no combate à pandemia, Yamaguchi foi convocada para esclarecer suas declarações e posicionamentos. Na ocasião, a médica defendeu o uso da substância, ainda que estudos científicos já tivessem desaconselhado sua aplicação em pacientes infectados pelo coronavírus.
Este é o segundo apoio de peso de figuras alinhadas com o tratamento precoce à campanha de Cristina Graeml. Além de Nise Yamaguchi, a médica Raíssa Soares, conhecida como “Doutora Cloroquina”, também manifestou apoio público à candidata. Soares, que atuou como secretária de Saúde de Porto Seguro durante a pandemia, defendeu o uso de cloroquina e ivermectina no tratamento de Covid-19, medicamentos que não possuem eficácia comprovada contra o vírus.