Um episódio inusitado marcou uma audiência virtual realizada nesta quinta-feira (24), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná. Durante a sessão, o réu, Ricardo, alvo de um processo trabalhista, tentou enganar o juiz ao se esconder debaixo da mesa, após o magistrado questionar se ele e seu advogado estavam na mesma sala. O defensor, Robinson de Almeida, havia negado a proximidade, mas a desconfiança do juiz Thiago Mira expôs a manobra.
Tudo começou quando o magistrado, atento aos detalhes da videoconferência, levantou suspeitas sobre o ambiente em que o advogado e o réu se encontravam. Mira perguntou diretamente ao advogado: “O Ricardo estava na mesma sala que o senhor?”, ao que Almeida respondeu: “Não. Ele está na sala de baixo”. A intenção era impedir que o réu tivesse acesso a um depoimento da outra parte, que seria colhido durante a audiência.
No entanto, a semelhança das janelas observadas na câmera levantou mais suspeitas. O juiz, determinado a esclarecer a situação, pediu para que o advogado girasse a câmera. Nesse momento, Ricardo, percebendo a iminente descoberta, decidiu se esconder debaixo da mesa. A cena gerou risos entre os participantes da audiência, embora a situação tenha causado irritação no magistrado.
Visivelmente insatisfeito, o juiz Thiago Mira considerou a atitude desrespeitosa e alertou sobre as consequências. “Só pode ser piada mesmo. Doutor, eu vou oficiar a OAB, é uma palhaçada e uma falta de respeito”, declarou o juiz, pouco antes de suspender a sessão. O Tribunal Regional do Trabalho acusou o advogado de tentar ludibriar o magistrado e a Justiça com a situação, o que poderá resultar em sanções disciplinares.