A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, nesta segunda-feira (21), a “Operação Due Facce”, que resultou na prisão de três policiais civis, incluindo um servidor aposentado, além de um funcionário da Assembleia Legislativa do Paraná. A ação visava combater crimes de associação criminosa, concussão e extorsão mediante sequestro. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva.
As investigações tiveram início em março de 2024 e reuniram provas suficientes para justificar as prisões, com mandados sendo cumpridos em Curitiba, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, no Paraná, e também em Balneário Piçarras, Santa Catarina. Aproximadamente 40 policiais civis participaram da operação.
A “Operação Due Facce” faz alusão à expressão italiana “duas faces”, representando a dualidade de comportamento dos investigados. Embora fossem servidores públicos, com o dever de proteger e servir a sociedade, são suspeitos de usarem suas posições para práticas criminosas, o que expõe um contraste entre suas responsabilidades e as ações ilícitas.
A Polícia Civil reforçou o compromisso com a integridade institucional e a punição rigorosa de qualquer desvio de conduta por parte de seus servidores, reafirmando o empenho em garantir a segurança da sociedade.