O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem à Rússia, onde participaria da Cúpula dos Brics, após sofrer um acidente doméstico. De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês neste domingo, 20, Lula deu entrada na unidade de Brasília no sábado, 19, após sofrer uma queda em casa, o que resultou em um ferimento na região da nuca.
O boletim, assinado por Rafael Gadia, diretor de Governança Clínica do hospital, indicou que, após avaliação da equipe médica, foi recomendado que o presidente evitasse viagens aéreas de longa distância. Apesar disso, Lula está autorizado a continuar com suas atividades diárias, sendo acompanhado pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
O Palácio do Planalto informou que, em função do impedimento médico, o presidente cancelou a viagem e participará da cúpula de forma virtual, por videoconferência. A reunião em Kazan, na Rússia, terá como principal pauta a criação de uma categoria de países parceiros do bloco, após a expansão dos Brics em 2023, com a inclusão de novos membros.
Lula embarcaria para a Rússia na tarde deste domingo. Mesmo com o cancelamento da viagem, ele manterá sua agenda de trabalho em Brasília durante a semana.