Na última quinta-feira (17), um ônibus que transportava torcedores do Athletico Paranaense foi alvo de uma emboscada ao chegar em São Paulo, pouco antes da partida entre o time paranaense e o Corinthians, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O veículo, que levava integrantes da torcida organizada Os Fanáticos, foi atacado na rodovia Regis Bittencourt por membros da Torcida Jovem do Santos, que atiraram pedras, quebrando algumas janelas. Apesar do susto, não houve confronto físico, e os torcedores athleticanos conseguiram seguir viagem até a Neo Química Arena, onde o jogo seria realizado.
Esse ataque, segundo informações, seria uma retaliação a um conflito ocorrido em 2023, quando integrantes de Os Fanáticos agrediram torcedores do Santos em Curitiba. O clima de tensão entre as duas torcidas organizadas já vem de algum tempo, e o episódio desta quinta-feira seria uma “resposta” dos santistas àquela agressão anterior.
O desfecho da viagem foi a goleada sofrida pelo Athletico Paranaense, que perdeu para o Corinthians por 5 a 2. O resultado complicou ainda mais a situação do Furacão no Campeonato Brasileiro, já que a equipe caiu para a zona de rebaixamento, com 31 pontos, um a menos que o próprio Corinthians, que, com a vitória em casa, conseguiu sair da área de risco.
O jogo na Neo Química Arena foi um marco na luta das duas equipes contra o rebaixamento, e o revés deixou os torcedores athleticanos ainda mais preocupados com o futuro do clube nesta reta final do campeonato. Mesmo com o ataque durante a viagem, a torcida se manteve presente no estádio, apoiando o time até o final, embora o resultado não tenha sido o esperado.