A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, nesta terça-feira (1º), a apreensão de diversos objetos com símbolos neonazistas em uma residência no bairro São Braz, em Curitiba. A ação resultou no indiciamento de um homem de 34 anos pelos crimes de organização criminosa e racismo.
Segundo as autoridades, os itens apreendidos, incluindo camisetas, patches e um celular, pertencem a um grupo neonazista. A operação faz parte de uma investigação que apura a prática de racismo e a participação em uma organização criminosa com motivações ideológicas associadas ao nazismo e neonazismo.
O delegado responsável pelo caso, Vytor Grotti, destacou que as evidências indicam o envolvimento do suspeito com uma dessas organizações criminosas. “Há indícios de que o investigado integra uma das organizações criminosas dessa natureza, motivo pelo qual foi deferido o mandado de busca pelo Poder Judiciário”, explicou o delegado.
A PCPR também reforçou o pedido de colaboração da população para fornecer informações que possam contribuir com as investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio dos telefones 197 (PCPR) ou 181 (Disque-Denúncia).