A primeira-dama Janja Lula da Silva voltou a ser destaque nas redes sociais após cometer um deslize linguístico em um vídeo gravado no Central Park, em Nova York, e publicado em seu perfil no Instagram no último domingo (29). Durante a gravação, que tinha como tema o combate à fome, Janja usou a expressão “cidadões globais” em vez de “cidadãos globais”, o que rapidamente chamou a atenção dos internautas. O erro repercutiu rapidamente e se espalhou pelas plataformas digitais, gerando uma onda de memes e comentários que satirizavam a fala da socióloga.
Ver essa foto no Instagram
No vídeo, Janja, que estava participando de compromissos oficiais nos Estados Unidos ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez um apelo para a conscientização global sobre o combate à fome. No entanto, o foco das reações nas redes sociais não foi a causa nobre defendida, mas sim o deslize com a língua portuguesa. Um dos comentários mais compartilhados dizia: “Aprende a falar o português primeiro, dona canja”, ironizando a primeira-dama.
Este não foi o primeiro incidente envolvendo o uso da língua portuguesa por Janja. Em uma ocasião anterior, durante um evento na Universidade de Colúmbia, também em Nova York, a socióloga usou a palavra “abrido” ao se referir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, o que gerou uma nova onda de comentários e memes. Os internautas, sempre rápidos em transformar situações inusitadas em piadas, aproveitaram o deslize para criar uma série de publicações humorísticas.