Neste domingo, 29 de setembro, Curitiba será palco de dois grandes eventos que prometem movimentar a cidade e impactar o trânsito local. A Caminhada do Coração, promovida pelo Hospital Cardiológico Costantini, terá um trajeto de 4,5 km, com largada marcada para às 9h na Praça do Japão, no Água Verde. A previsão é que a atividade termine às 12h, no Parque Barigui.
A caminhada contará com o suporte dos agentes da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) e de monitores, que estarão presentes ao longo do percurso para orientar o trânsito e garantir a segurança dos participantes. Durante o evento, serão realizados bloqueios temporários em algumas vias, que serão desfeitos assim que os caminhantes passarem.
O trajeto passará por diversos pontos turísticos da capital, seguindo pelas ruas Sete de Setembro, Carneiro Lobo, Desembargador Costa Carvalho, General Aristides Athayde Júnior, Júlia da Costa, Euclides da Cunha, Dr. Álvaro Albuquerque, Pedro Nolasko Pizzato e Cândido Hartmann, até chegar ao estacionamento do Parque Barigui.
Vale ressaltar que, em decorrência da caminhada, a linha de ônibus 265 – AHÚ / LOS ANGELES terá um desvio de itinerário das 7h às 13h, utilizando a Avenida Visconde de Guarapuava e a Rua Cândido Xavier, retornando ao itinerário normal pela Av. Sete de Setembro.
Simultaneamente, a 5ª Etapa do Circuito de Corridas ocorrerá no Jardim Botânico, com concentração e largada na Av. Doutor Dário Lopes dos Santos, 500, às 7h. O evento deve terminar por volta das 8h30, momento em que a via será totalmente bloqueada para a passagem dos atletas.
O trajeto da corrida incluirá as vias Doutor Dário Lopes dos Santos, Professora Annette Macedo, Doutor Corrêa Coelho, São Joaquim, Travessa Martinho Diogo Teixeira, e Brasílio Itiberê, com o retorno ao ponto de partida. Assim como na Caminhada do Coração, monitores do evento estarão auxiliando na organização e agentes da Setran farão o monitoramento do trânsito na região. As linhas de ônibus 464 – A. Munhoz / JD. Botânico e 466 – Estudantes também terão desvios de itinerário durante o evento.
Os motoristas e pedestres são aconselhados a se programar e buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos. A participação da população nestes eventos é essencial para promover a saúde e o bem-estar na cidade, mas requer a colaboração de todos para garantir a segurança nas vias.