Nesta quarta-feira (25), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para uma intensa onda de calor que atinge quase todas as regiões do Paraná. As temperaturas elevadas, que chegam a até 38ºC em algumas cidades, como Maringá, Mandaguaçu e Paiçandu, preocupam as autoridades e a população. O alerta do Inmet permanece válido até as 23h59 de hoje.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as condições extremas são acompanhadas por uma queda na umidade relativa do ar, que deve variar entre 20% e 30%, enquanto o ideal para a saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é entre 50% e 80%. As temperaturas elevadas, combinadas com o tempo seco, trazem riscos à saúde, com maior suscetibilidade à desidratação, fadiga e até mesmo quedas de pressão arterial.
O litoral paranaense é a única região que está fora do alerta de onda de calor, mas as temperaturas ainda são altas, com previsão de até 30ºC. O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que essa área mantém um clima abafado devido à presença de nevoeiro marítimo e maior quantidade de nuvens, o que impede que as temperaturas alcancem os mesmos níveis das demais regiões do estado.
Além do calor intenso, o Simepar indica que uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul está a caminho e deve influenciar o clima no Paraná a partir de quinta-feira (26), especialmente nas áreas do oeste do estado, onde há previsão de chuva. Na sexta-feira (27), o avanço desse sistema trará um alívio para as altas temperaturas, com uma rápida queda nos termômetros em todo o estado. No entanto, o fim de semana promete ser mais estável, com o retorno do sol.