Entre os dias 29 de setembro e 25 de novembro, o céu ganhará um novo inquilino: o asteroide 2024 PT5. Este objeto espacial, de tamanho reduzido, será temporariamente capturado pela gravidade da Terra, orbitando o nosso planeta como uma “mini-lua”. O fenômeno, embora fascinante, não será visível a olho nu devido à distância e ao pequeno diâmetro do asteroide, sendo necessário o uso de telescópios profissionais para observá-lo.
O asteroide 2024 PT5 foi descoberto em agosto deste ano pelo sistema de alerta precoce Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS), que monitora o céu em busca de corpos celestes em movimento. De acordo com os astrônomos, o 2024 PT5 pertence ao grupo de asteroides conhecido como Arjuna, que se localiza a cerca de 149,6 milhões de quilômetros do Sol, próximo à Terra.
Apesar de sua trajetória passar perto da Terra, o asteroide estará a uma distância cinco vezes maior do que a da Lua, o que torna impossível a observação a olho nu. Mesmo com um céu limpo, o tamanho e a distância do 2024 PT5 só permitirão sua visualização através de telescópios especializados, sendo invisível para a maioria das pessoas.
Durante os próximos meses, o asteroide deve fazer uma trajetória em formato de ferradura ao redor da Terra, sendo previsto que ele continue orbitando até janeiro de 2025. Após esse período, o asteroide 2024 PT5 seguirá seu curso normal ao redor do Sol e só retornará à proximidade da Terra em 2055.