Após a vitória por 3 a 1 sobre o Ceará, na noite desta quinta-feira (19), no estádio Couto Pereira, o técnico Jorginho falou sobre a situação de Alef Manga, atacante do Coritiba que está suspenso há quase um ano devido a seu envolvimento em um esquema de apostas virtuais. Com a punição do jogador chegando ao fim na próxima semana, o treinador deixou claro que o retorno de Manga aos gramados será gradual e com muita cautela.
Durante a coletiva de imprensa, Jorginho destacou que o jogador não tem condições físicas de retornar imediatamente ao time, mesmo com a liberação oficial para voltar a atuar. “Um ano parado. Não acreditem que o Manga vai voltar assim rapidamente, não tem condições. Sei do potencial do Alef, mas ele não está pronto para jogar contra o Goiás no próximo dia 27”, afirmou o técnico, destacando os riscos de uma lesão em caso de um retorno precipitado. “Se eu faço isso, sou irresponsável porque ele vai se contundir. O primeiro pique de 30 metros acaba com ele”, completou.
Além das questões físicas, Jorginho pontuou que Alef Manga precisará reconquistar a confiança dos colegas de time após o incidente que o afastou dos campos. O atacante foi suspenso por forçar o recebimento de um cartão amarelo em uma partida da Série A de 2022, o que resultou na sua punição pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). “O Manga precisa se desculpar pelo que aconteceu, porque isso é desvio de caráter. Todos os jogadores sentem isso. Se ele voltar para o grupo, o que os outros jogadores vão pensar? Será que ele pode tomar um cartão amarelo para alguma situação?”, questionou o técnico, ressaltando a necessidade de uma retratação pública.
Jorginho afirmou que já teve conversas com Alef Manga e que elas continuarão, enfatizando a importância de um comportamento exemplar daqui para frente. “Ele precisa pedir desculpas ao grupo, ao clube e, principalmente, ao torcedor. Não basta ser honesto, tem que demonstrar honestidade”, afirmou.
Enquanto isso, Alef Manga segue treinando isoladamente no Centro de Treinamento da Graciosa, sem integrar os trabalhos com o restante do elenco. O Coritiba, por sua vez, foca suas atenções no próximo desafio, contra o Ituano-SP, pela Série B do Campeonato Brasileiro, que será disputado no sábado (21), às 18h, em Itu.