Nesta quinta-feira (19), Curitiba e a Região Metropolitana foram atingidas por chuvas de granizo, surpreendendo moradores de diferentes bairros. O fenômeno ocorreu de forma localizada, com algumas áreas da capital sendo afetadas pelas pedras de gelo, enquanto outras registraram apenas chuva. Em São José dos Pinhais, o granizo também foi observado.
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, essas tempestades são características da faixa Leste do Paraná e devem se estender ao longo de todo o dia. Ele explicou que as nuvens cumulonimbus, que contêm gelo em seu interior, são responsáveis pela precipitação. “Quase sempre o granizo dessas nuvens derrete antes de atingir o solo, mas devido às temperaturas mais baixas registradas hoje, as pequenas pedras conseguiram chegar ao solo, causando os temporais de granizo em algumas partes da Região Metropolitana de Curitiba”, afirmou.
Os moradores das áreas afetadas devem continuar atentos, pois novos episódios de tempestades localizadas podem ocorrer durante o restante do dia.