O Athletico-PR enfrenta um momento delicado no Campeonato Brasileiro após um início de returno bastante complicado. Nos primeiros seis jogos do segundo turno, o Furacão dividiu com o Cuiabá o pior aproveitamento da competição, somando apenas quatro pontos. A única vitória veio exatamente no confronto direto entre os dois, com o outro ponto sendo conquistado em um empate contra o Internacional.
A situação se agravou quando o time chegou à pausa para a Data FIFA de setembro com derrota para o Palmeiras. No momento, a equipe ostentava a pior sequência sem vitórias do campeonato, de cinco jogos. Este desempenho abaixo do esperado acendeu um sinal de alerta na torcida e na comissão técnica do Furacão.
Apesar do mau momento, o bom início de campeonato e os jogos em atraso mantêm o Athletico-PR relativamente seguro na tabela. Consultando a plataforma de apostas KTO, por exemplo, o clube não figura entre os dez mais prováveis candidatos ao rebaixamento. As cotações durante a pausa no campeonato para o Athletico-PR cair para a Série B eram de 21.0, indicando um risco considerado baixo pelos analistas.
No entanto, as chances de alcançar uma vaga no G6, que dá acesso à Copa Libertadores, começam a diminuir. As projeções do Departamento de Matemática da UFMG indicam que um time precisa atingir 60 pontos para ter 90% de chance de se classificar para a competição continental.
Para alcançar essa marca, o Furacão teria que conquistar um aproveitamento de 69% nas últimas 15 rodadas do Brasileirão, um desafio considerável dado o seu desempenho recente.
O principal ponto de atenção para o Athletico-PR é o desempenho em casa. Apenas três times somaram menos pontos como mandante nas primeiras 25 rodadas, todos eles ocupando as últimas posições.
O Vitória teve os mesmos 14 pontos do Furacão, porém em 13 partidas, contra 11 dos paranaenses. Abaixo de ambos, o Cuiabá chegou a 10 pontos e o lanterna Atlético-GO teve apenas nove pontos.
O mês entre as duas pausas para o futebol de seleções terá quatro confrontos pelo Brasileirão, alguns deles bastante desafiadores. Depois do Fortaleza, o Athletico-PR irá enfrentar Criciúma e Flamengo, fora de casa, antes de receber o Botafogo na Ligga Arena.