A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma mudança na cobrança adicional da conta de luz para o mês de setembro. Inicialmente, a bandeira tarifária seria vermelha no patamar 2, mas após a correção dos dados do Programa Mensal de Operação (PMO), fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o patamar foi alterado para o nível 1, o que trouxe uma redução no valor cobrado. Agora, o custo adicional será de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
No final de agosto, a Aneel havia informado que o mês de setembro seria marcado pela bandeira vermelha nível 2, devido à alta demanda por energia em um período de estiagem, que exigiu o acionamento de usinas térmicas, elevando os custos de produção de energia. Esse cenário é consequência da falta de chuvas que afetou diretamente os reservatórios das hidrelétricas, principais fontes de energia do país.
A bandeira vermelha não era ativada desde agosto de 2021. Nos últimos anos, os consumidores brasileiros foram beneficiados por uma sequência de bandeiras verdes, iniciada em 2022, o que permitiu a ausência de cobranças adicionais nas contas de luz. A mudança para a bandeira vermelha neste mês de setembro quebra esse ciclo, sinalizando a necessidade de maior controle no consumo de energia, principalmente em períodos de seca.