Mais um evento tradicional de Curitiba poderá ser oficializado no calendário da cidade pela Câmara de Vereadores. Na próxima terça-feira (17), em primeira votação, o plenário analisará a inclusão da Festa de Jesus das Santas Chagas na agenda oficial da capital. A festividade deverá ser realizada anualmente em setembro e reúne devotos católicos no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.
De acordo com o projeto de lei, desde 2016, o evento tem reunido milhares de peregrinos, romeiros e devotos de todo o Brasil, entre outros países, no centro da capital. Desde aquele ano, mais de 260 mil pessoas já passaram pela cidade em devoção a Jesus das Santas Chagas. A festa dedicada a Jesus das Santas Chagas é promovida pela Associação Evangelizar é Preciso, em parceria com o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.
A festividade dura nove dias seguidos e não possui fins lucrativos. Com programação religiosa e cultural, o evento está entre os principais destinos de encontros católicos do país. Junto aos curitibanos, a Festa de Jesus das Santas Chagas reúne devotos do Paraguai, Estados Unidos, Portugal, França, México e Argentina. “Durante a festa, na programação religiosa, o público vive momentos de homenagens e graças às bênçãos de Jesus das Santas Chagas, com condução especial do Padre Reginaldo Manzotti”, complementa a justificativa da proposição (005.00050.2024).
A iniciativa foi protocolada no Legislativo por Tico Kuzma (PSD), e é assinada por outros 13 vereadores de Curitiba: Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (Republicanos), Mauro Bobato (PP), Oscalino do Povo (PP), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (PL), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tito Zeglin (MDB) e Zezinho Sabará (PSD). Se aprovada, a matéria retornará à pauta de quarta-feira (18), em segundo turno.