O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, na próxima quarta-feira (10), da cerimônia de entrega das medalhas de mérito Oswaldo Cruz, que acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento, que homenageia personalidades e instituições que contribuíram de forma significativa para a saúde pública no Brasil, terá como tema principal a vacinação, destacando o papel crucial dessa prática no bem-estar coletivo.
Entre os homenageados deste ano estão figuras notáveis, como a apresentadora de TV Xuxa Meneghel, a empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e a ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos. Todas elas desempenharam papéis fundamentais em campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, sendo Xuxa e Daiane embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, promovido pelo Ministério da Saúde. A empresária Luiza Trajano, por sua vez, liderou uma campanha de imunização contra a covid-19, por meio do Grupo Mulheres do Brasil, durante a fase mais crítica da pandemia, em 2021.
A cerimônia deste ano também homenageará outras personalidades de destaque na área da saúde, como o biólogo e youtuber Atila Iamarino e o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fabio Baccheretti. No total, 22 pessoas e 11 instituições serão agraciadas com a medalha Oswaldo Cruz, incluindo a primeira-dama, Janja da Silva, a pesquisadora Margareth Dalcomo, e a enfermeira Aparecida dos Santos Bezerra, que se dedica à saúde indígena.
As instituições que receberão a honraria incluem a Associação Brasileira de Enfermagem, a Agência de Notícias das Favelas, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), entre outras.
Criada em 1970, a medalha Oswaldo Cruz é um reconhecimento concedido a pessoas ou entidades que realizaram contribuições notáveis à saúde pública no Brasil.