Uma adolescente de 15 anos, moradora de Hong Kong, mobilizou uma campanha que arrecadou U$ 60 mil (aproximadamente R$ 334 mil) para ajudar na reconstrução do setor de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Nina Petroni, durante uma visita ao Brasil, conheceu a instituição e ficou sabendo do incêndio que devastou o ambulatório, responsável por realizar mais de duas mil sessões de quimioterapia por ano.
O incidente, ocorrido há quase um ano, foi causado por um vazamento na rede de oxigênio, que acabou destruindo a recepção, consultórios, leitos para procedimentos, além de salas de isolamento e importantes insumos e equipamentos. Estima-se que os prejuízos causados pelo incêndio somam, no mínimo, R$ 5 milhões.
Sensibilizada pela situação do hospital, Nina, ao retornar para Hong Kong, decidiu agir. Ela organizou uma rifa com o prêmio de uma camiseta autografada por Pelé, o que atraiu a atenção de muitos brasileiros que vivem na cidade asiática. A jovem relata que o apoio foi imediato, especialmente pela popularidade do Rei do Futebol e pelo reconhecimento que o Hospital Pequeno Príncipe já possuía entre a comunidade brasileira local.
Nina destaca que a iniciativa começou a partir de um projeto escolar, que foi o ponto de partida para transformar sua vontade de ajudar em uma ação concreta.