A candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), participou nesta terça-feira (3) da série de sabatinas da rádio Band News FM. Dentre os assuntos tratados, a candidata foi firme em chamar atenção para a sustentabilidade e a preocupação com o futuro do planeta.
“A sustentabilidade para mim é prioridade. Sou autora do projeto de lei do hidrogênio renovável, que une respeito ao meio ambiente e desenvolvimento econômico. As futuras gerações dependem que sejamos corretos e responsáveis com os recursos naturais”, alertou.
Uma das propostas que Maria Victoria pretende implementar em Curitiba são os chamados Jardins Filtrantes. Eles se constituem em uma solução inovadora e sustentável que utiliza plantas para despoluir águas de rios, lagos e córregos urbanos. As plantas limpam e auxiliam na absorção da água das chuvas.
“A gente viu o que aconteceu no Rio Grande do Sul e podemos propor para evitar isso. Hoje a previsão é chegar a 32º graus, no início de setembro. Curitiba nunca passou por isso”, constatou durante o programa.
TRANSPORTE – Sobre o transporte coletivo, Maria Victoria seguiu na linha de aliar economia ao meio ambiente. “Estamos propondo congelar a tarifa e usar o biocombustível. Vimos em São Paulo uma grande frota que não tinha como ser carregada e o passivo ambiental do descarte da bateria. Então a nossa proposta é o biodiesel que é mais referência de sustentabilidade para a nossa cidade”, sentenciou.
A meta do plano de governo da candidata é substituir totalmente a frota movida por diesel comum por ônibus que utilizam biocombustíveis. Segundo a candidata, uma solução três vezes mais barata que os veículos elétricos além de reduzir em 90% a emissão de gases poluentes.