A Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis de Curitiba (Cosedi) alertou para o risco de novos desabamentos do revestimento da fachada de um edifício localizado na Rua XV de Novembro, no centro da capital paranaense. A situação emergencial levou à interdição de parte do calçadão na última quinta-feira (29) e mantém o trânsito de pedestres parcialmente bloqueado nesta sexta-feira (30).
O coordenador técnico da Cosedi, Marcelo Solera, destacou a necessidade de o condomínio apresentar um relatório de estabilidade da estrutura, visando avaliar as condições do edifício e prevenir possíveis incidentes. Segundo ele, a preocupação com a segurança dos transeuntes é prioridade, e qualquer cidadão pode denunciar eventuais problemas estruturais em prédios para que sejam tomadas medidas preventivas.
O síndico do edifício foi notificado para fornecer um laudo técnico sobre a estabilidade das pastilhas que revestem a fachada. Essa avaliação é fundamental para assegurar que a estrutura está segura e para determinar as próximas ações de segurança. Enquanto isso, a administração do edifício deve instalar telas e bandejas de proteção, permitindo que a área possa ser reaberta para pedestres com maior segurança.