A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), lançou nesta quinta-feira (29) uma nova plataforma em BI (Business Inteligence) para que consumidores, fornecedores, sociedade civil e imprensa possam consultar os dados de atendimento do órgão de uma maneira rápida, simples e fácil de utilizar.
A plataforma, chamada Procon-PR em Números, é uma reformulação realizada em conjunto com a Celepar da ferramenta utilizada anteriormente, passando a permitir novas formas de filtragem de dados como segmentos, empresas, perfil do consumidor, tipo de reclamação e índice de resolutividade, além de dados totais de atendimentos, tramitação e rankings.
“O Governo do Paraná é selo diamante em transparência pública e o Procon-PR vai no mesmo caminho para que tanto as empresas quanto os consumidores saibam como podemos melhorar as relações comerciais e os serviços realizados”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.
“Na Celepar, nosso foco é sempre facilitar a vida do cidadão. Com a nova plataforma Procon-PR em números, desenvolvida pela nossa equipe de BI, entregamos uma ferramenta que coloca informações importantes ao alcance de todos, ajudando as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e reforçando nosso compromisso com a transparência e a eficiência no serviço público”, afirmou Gustavo Barbosa, diretor-presidente da Celepar.
Os dados dos reclamantes, como nomes, CPF ou endereço não aparecem nas consultas, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados. Na nova plataforma estão disponíveis dados a partir de 2 de maio de 2022, porém tanto os dados referentes ao Sindec (Sistema de Acolhimento de Reclamações) de 2012 a 2022 e os relatórios anuais desde 1997 continuam disponíveis para consulta pública.
“Saber se as empresas têm reclamações e como as mesmas são resolvidas é de grande utilidade para os consumidores na tomada de decisões, ou seja, se vão ou não contratar determinado fornecedor”, explicou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR
As consultas podem ser realizadas neste link, disponível no site do órgão, e as reclamações podem ser realizadas nos canais de atendimento virtuais e presenciais.