Na noite desta terça-feira (27), o youtuber e influencer João do Grau, conhecido por realizar manobras arriscadas e perigosas em veículos, teve seu caminhão apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O incidente ocorreu enquanto João e um amigo estavam a bordo do caminhão “nas alturas”, que foi abordado pelas autoridades por apresentar diversas irregularidades.
Com mais de 8 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram, João usou a plataforma para lamentar a apreensão do veículo e explicar o ocorrido aos seus fãs. Voltando de Uber. Policiais gente boa. Apreenderam o caminhão, a gente levou multa, mas trataram bem a gente. Só nos deixaram a pé”, comentou o youtuber em uma série de stories publicados logo após a abordagem.
De acordo com a PRF, durante a fiscalização foram identificadas nove infrações no veículo de João do Grau. Entre as irregularidades constatadas estavam a suspensão alterada, sistema de iluminação modificado, disco do tacógrafo vencido e tacógrafo irregular, além de o motorista estar sem habilitação. Equipamentos instalados de maneira inadequada e o escapamento com descarga livre também foram listados pelas autoridades. Outro detalhe importante é que, apesar de o documento do caminhão indicar o uso da placa Mercosul, o veículo ainda circulava com a placa antiga, que estava dobrada para evitar ser detectada por radares. A ausência da placa dianteira foi mais uma das infrações que resultaram na apreensão do caminhão.
A ação da PRF resultou na retenção e recolhimento do caminhão ao pátio, onde permanecerá até que todas as irregularidades sejam sanadas e as multas pagas.