O Paraná segue sob influência de uma intensa onda de frio que deverá permanecer até quinta-feira (29). De acordo com o Climatempo, os paranaenses têm enfrentado manhãs geladas, ainda que com sol entre nuvens em grande parte do estado. Entretanto, há previsão de elevação das temperaturas ao longo das tardes nos próximos dias.
O clima tem sido marcado por rajadas de vento que podem alcançar velocidades de até 50 km/h, principalmente em regiões como Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Campo Mourão. Nessas cidades, além do vento forte, a umidade do ar pode cair para 30%, bem abaixo da média histórica para este período do ano, o que demanda atenção especial à hidratação e cuidados com a saúde.
A partir de sexta-feira (30), a previsão indica uma mudança gradual no clima, com uma elevação das temperaturas mínimas, proporcionando tardes mais quentes em todas as regiões do estado. Este aquecimento deve se intensificar até o final de semana, quando as máximas em Curitiba, por exemplo, podem atingir 27°C. O tempo permanecerá firme, sem previsão de chuvas, até o sábado.
No entanto, o calor repentino não será permanente. No domingo (1º), uma nova frente fria avançará pelo Sul do Brasil, trazendo chuvas para o Paraná, especialmente na região Oeste. Já na capital, Curitiba, e nas áreas litorâneas, o tempo deve continuar estável, sem riscos imediatos de precipitação.