A eleição para a Prefeitura de Curitiba promete ser decidida apenas no segundo turno, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto IRG e contratada pela TV Band. Divulgada nesta quarta-feira (28), a sondagem revela um cenário acirrado, onde nenhum dos candidatos alcança mais de 50% das intenções de voto, o que torna inevitável a continuidade da disputa.
O levantamento aponta Eduardo Pimentel, do PSD, como o candidato líder na preferência do eleitorado, com 28% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Luciano Ducci, do PSB, com 16%, e Ney Leprevost, do partido União, com 14,6%. Ambos estão tecnicamente empatados devido à margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Outros nomes que também se destacam na corrida eleitoral são Roberto Requião, do Mobiliza, com 10% das intenções de voto, e Cristina Graeml, do PMB, com 6%. A pesquisa ainda registra menores intenções de voto para Luizão Goulart, do Solidariedade, com 3%, Maria Victoria, do PP, com 2,7%, Andrea Caldas, do PSOL, com 0,7%, Samuel de Mattos, do PSTU, com 0,2%, e Felipe Bombardelli, do PCO, com 0,1%.
A pesquisa também mostra uma parcela significativa de eleitores que ainda não decidiu em quem votar. Cerca de 11,5% dos entrevistados declararam não saber em quem votar ou não souberam responder. Outros 7,2% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto, o que evidencia um cenário ainda bastante incerto.
Realizada entre os dias 22 e 26 de agosto, a pesquisa ouviu 1.000 eleitores na capital paranaense. O estudo tem um nível de confiança de 95%, e os resultados estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-006950/2024.