Preta Gil, cantora e atriz de 50 anos, compartilhou recentemente um desabafo emocional sobre seu novo diagnóstico de câncer. A artista, que está enfrentando a doença em quatro locais diferentes do corpo, usou suas redes sociais para expressar seus sentimentos de “força e um medo avassalador” diante da situação atual.
Em um vídeo publicado nos stories, Preta revelou que apesar dos desafios, ela está determinada a lutar por sua vida. “Sim, eu sinto uma força e um medo avassalador, mas estou forte, quero muito, muito viver, uma vida digna com mais lutas, mais obstáculos e muitas vitórias”, afirmou a cantora. Ela ressaltou que não busca uma vida fácil ou sem dificuldades, mas sim uma vida autêntica, com seus altos e baixos, que lhe permita crescer e superar adversidades.
Preta, que está em remissão há oito meses após o primeiro diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023, foi surpreendida com a notícia de que a doença havia retornado. Segundo ela, é comum que 40% dos pacientes que superam um câncer primário tenham uma recidiva dentro de cinco anos, e infelizmente, ela se encontra dentro desse percentual. O câncer retornou em quatro áreas distintas: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
A descoberta do novo diagnóstico ocorreu durante um exame de rotina no Hospital Sírio-Libanês, onde Preta estava acompanhada de sua família e amigos. “É mais comum do que a gente imagina, mas é sempre um grande susto”, comentou ela. No mesmo dia em que recebeu a notícia, Preta iniciou o tratamento, que incluiu um ciclo de quimioterapia que já foi concluído.
Preta Gil foi inicialmente diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023, após ter ficado internada por seis dias em uma clínica no Rio de Janeiro. Os médicos identificaram um tumor de seis centímetros no reto. Após passar por uma cirurgia em agosto daquele ano, ela precisou utilizar uma bolsa de ileostomia, que foi removida em dezembro, logo após a reconstrução do trato intestinal. A notícia de que estava em remissão veio logo depois, em 11 de dezembro de 2023, marcando um ano desde o diagnóstico inicial.
No entanto, na última quinta-feira (22), a cantora anunciou que a doença havia voltado, levando-a a enfrentar um novo ciclo de tratamentos. Apesar do susto e da gravidade da situação, Preta se mantém firme em sua luta. “Não é fácil, mas vou vencer mais uma vez. Vencer, pra mim, é não baixar a cabeça, é ser feliz na adversidade, é um dia de cada vez”, concluiu.