O Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, assinou nesta terça-feira (27) um termo de fomento com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) para execução do projeto “Infância bem Cuidada”, que receberá R$ R$ 4.149.901,6 oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência. O resgate parcial do projeto do Banco de Projetos contempla valores captados via doação dirigida ao projeto “Infância Bem Cuidada” e valores transferidos do projeto “Revitalização da Pediatria SHAC”.
O projeto prevê um atendimento mais humanizado e busca aprimorar a qualidade do atendimento pediátrico, oferecendo um ambiente físico personalizado e com condições tecnológicas que permitam a recuperação da saúde da criança de maneira segura e com a maior eficiência possível.
Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, projetos como esse mostram a importância da sociedade e das políticas públicas unidas por um bem maior. “Estudos mostram que um local adequado interfere diretamente no processo de recuperação. E esse recurso é para para a elaboração de espaços acolhedores para as crianças. Essa união, entre a sociedade – através da doação do IR, por exemplo -, e a gestão pública – que faz a administração dos recursos, analisa projetos e realiza fiscalizações – é fundamental para atender aqueles que mais precisam”, destacou.
Serão atendidas 28.800 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que necessitem de atendimento nos setores de pronto atendimento, internação, centro cirúrgico, atendimento ambulatorial e terapia intensiva do Angelina Carol.
O projeto prevê a aquisição de equipamentos médicos que permitirão o atendimento de uma parcela ainda maior da população carente, além de ações de customização dos ambientes e confecção de espaços lúdicos pediátricos que para a humanização do atendimento e que impactarão positivamente no crescimento pessoal e na integração social das crianças.
Segundo o diretor administrativo do Hospital Angelina Caron, Bernardo Caron, os recursos destinados são essenciais para o bom funcionamento e atendimento daqueles que buscam a instituição. “Para conseguimos realizar treinamentos para as nossas equipes, comprar novos materiais, equipamentos, graças a essas captações, porque nós que somos filantropia”, destacou.
O projeto, que já havia sido aprovado pela deliberação 100/2018 do CEDCA/PR, faz parte de uma iniciativa maior, que inclui a “Revitalização da Pediatria SHAC”.
ANGELINA CARON – O Hospital Angelina Caron é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil com mais de 400 leitos, sendo uma unidade filantrópica que presta atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, por meio de contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR). O hospital atende as demandas principalmente de Curitiba e RMC, e demais Regiões enviadas por meio da Central de Acesso a Regulação do Paraná (Care/PR) para consultas, exames, cirurgias eletivas, além de realizar captações e transplantes de órgãos.