O candidato a prefeito de Curitiba pelo PSD, Eduardo Pimentel, dedicou a manhã deste domingo (25/8) para visitar a feira da Praça 29 de Março, no bairro Mercês. Acompanhado por apoiadores e pelo ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, Pimentel aproveitou a ocasião para homenagear os feirantes curitibanos no Dia do Feirante, celebrado em 25 de agosto. Em suas palavras, destacou a importância desses profissionais para a cidade: “O Dia do Feirante é uma homenagem merecida a esses profissionais que mantêm a tradição de um dos ofícios mais antigos da humanidade. Eles acordam de madrugada para montar as barracas e organizar os alimentos com todo o carinho e ainda têm um sorriso no rosto, além do astral lá em cima, para oferecer aos clientes alimentos frescos e saudáveis”.
A feira da Praça 29 de Março, que se estende por duas quadras da Rua Padre Anchieta, é um dos pontos tradicionais de encontro dos moradores do bairro e de outras regiões da cidade. Durante a visita, Eduardo Pimentel fez questão de cumprimentar cada um dos feirantes e funcionários, demonstrando proximidade e reconhecimento pelo trabalho realizado por esses profissionais.
Entre os feirantes que receberam a visita de Pimentel, estava Nelson Túlio, que trabalha com frios e queijos há 40 anos. Túlio, que é um dos apoiadores da candidatura de Pimentel, ressaltou a importância de manter a continuidade na administração municipal. “Tem que ser o Eduardo Pimentel para continuar o trabalho tão bem feito que vem acontecendo nesses últimos oito anos”, afirmou. O feirante também destacou seu investimento recente na estrutura de seu negócio, com a aquisição de um trailer e melhorias na segurança alimentar, refletindo o otimismo com o futuro das feiras na capital.
Eduardo Pimentel, que ocupa o cargo de vice-prefeito desde 2017, juntamente com o atual prefeito Rafael Greca, tem uma trajetória marcada pela ampliação das feiras livres em Curitiba. Sob sua gestão, a cidade viu a abertura de 11 novas feiras, entre elas a Feira do Futebol, no Alto da Glória, a Feira das Cooperativas, na Praça Osório, e a Feira da Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho. Hoje, Curitiba conta com quase 90 feiras que atendem a população em diversas modalidades, incluindo feiras diurnas, noturnas, gastronômicas, orgânicas, entre outras.
A administração atual tem incentivado os feirantes a investirem em capacitação, qualidade e empreendedorismo, reforçando o compromisso com a segurança alimentar e a nutrição. As feiras são submetidas a monitoramento rigoroso e periódico pela Gerência Técnica de Controle de Qualidade da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo a oferta de produtos frescos e saudáveis à população.
A proposta de Eduardo Pimentel para o futuro inclui a continuidade deste trabalho, com a expansão das feiras livres e o fortalecimento dos mercados locais, valorizando o papel dos feirantes na economia e na vida social de Curitiba. Com esse enfoque, Pimentel busca conquistar o apoio dos curitibanos, destacando a importância de um trabalho contínuo para o desenvolvimento sustentável da cidade.