Na noite da última quinta-feira (8), o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Teresina, promovido pela TV Bandeirantes, teve um momento de grande tensão que rapidamente se espalhou nas redes sociais. Durante a discussão sobre saúde pública, o atual prefeito, Dr. Pessoa, de 78 anos, filiado ao Partido Renovação Democrática (PRD), desferiu uma cabeçada no adversário Francinaldo Leão, candidato do Partido Socialista e Liberdade (PSOL).
O episódio ocorreu quando Dr. Pessoa, em meio a uma acalorada troca de palavras, se aproximou de Francinaldo Leão e o atingiu com uma cabeçada. A ação surpreendeu tanto os demais candidatos quanto o público, exigindo a intervenção rápida de um segurança para separar os dois. Após a agressão, Dr. Pessoa afirmou que reagiu dessa maneira por ter recebido uma cuspida de Leão, algo que não foi registrado pelas câmeras presentes no local.
“Eu quero pedir desculpas, porque ele [Leão] veio muito para cima, cuspindo, mas eu já pedi desculpas”, declarou o prefeito, tentando justificar sua atitude quando retomou a palavra no debate. No entanto, essa explicação não impediu que o ato fosse amplamente criticado, tanto pela população quanto por figuras públicas.
Francinaldo Leão se manifestou em suas redes sociais, afirmando que foi agredido por levantar questões importantes sobre os direitos das comunidades periféricas de Teresina. “Fui atacado por defender os direitos da nossa periferia, por dar voz a quem muitas vezes é silenciado. Mas saibam de uma coisa: NÃO vão me calar! Apesar do descontrole do prefeito, minha luta seguirá para que cada cidadão seja ouvido e tenha seus direitos sociais respeitados”, disse Leão. O PSOL de Teresina também expressou sua indignação com o ocorrido e registrou um Boletim de Ocorrência imediatamente após o debate.
Na mesma noite, em Belo Horizonte, sete candidatos à prefeitura participaram do primeiro debate promovido pelo Grupo Bandeirantes. Ao contrário do que ocorreu em Teresina, o evento na capital mineira foi marcado por discussões focadas em temas como transporte público e mobilidade urbana, com a participação dos candidatos Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB), Mauro Tramonte (Republicanos) e Rogério Correia (PT).