Um dos compromissos do candidato à Prefeitura e vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel, é ampliar a oferta da educação integral em Curitiba. O anúncio foi feito durante a convenção do partido PSD, no último sábado (3/8), que confirmou Eduardo como candidato à Prefeitura de Curitiba.
“Queremos que Curitiba continue avançando, nossa candidatura dá essa garantia à população, pois somos os mais preparados para manter os programas municipais e a continuidade do trabalho que vem sendo feito nos últimos sete anos e meio. E a educação será sempre prioridade na capital”, afirmou Eduardo.
Desde 2017 é possível destacar como a rede municipal de ensino evoluiu. Nesse período foram colocados em funcionamento novos 32 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), abertas duas novas escolas (com integral) e realizados pesados investimentos em inovação e renovação da infraestrutura existente. Além disso, o número de Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados subiu de cerca de 90 para 159.
Antes de 2017, apenas 86 escolas ofertavam tempo integral, e hoje todas as unidades da rede municipal de ensino têm pelo menos uma turma com integral ou atendimento em Unidade de Educação Integral (UEI) próxima. Ao todo são 187 escolas e 237 CMEIs, além de 159 CEIs contratados.
Em 2023, foram abertas as Unidades de Educação Integral (UEIs) Portão, Boa Vista e Tatuquara, que recebem estudantes de várias escolas da região. Em 2024 foram entregues as UEIs Santa Felicidade, Otto Bracarense e Dona Francisca, estas últimas na CIC.
“E vamos continuar avançando ainda mais. Queremos aumentar o número de turmas que ofertam o período integral, assim mantemos as crianças em atividades nas escolas e fortalecemos o conteúdo e conhecimento dos nossos futuros cidadãos curitibanos”, disse Eduardo.
Como funciona
Toda a rede municipal de ensino conta com a oferta do integral em pelo menos uma turma de escola. É mais tempo na escola, com educação e alimentação de qualidade.
Na rede curitibana, o integral permite que o estudante permaneça com até 9 horas de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas como Práticas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras.
Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional. Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.