O PSD (Partido Social Democrático) oficializou neste sábado (3/8), por aclamação, o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) como candidato à Prefeitura de Curitiba, em convenção partidária realizada com muita vibração na Ópera Concept Hall, em Santa Felicidade. O vice na chapa será o jornalista e ex-deputado federal Paulo Martins, do PL (Partido Liberal). O evento contou com a presença dos dois principais apoiadores de Eduardo – o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior – e cerca de 4 mil pessoas entre lideranças locais e estaduais, além de uma multidão de correligionários.
Com o salão lotado, parte dos apoiadores precisou acompanhar o evento na área externa. Na ocasião, foram apresentados os 39 candidatos a vereador na capital paranaense pelo partido.
Celebrado pelo PSD, Eduardo reúne sete partidos na coligação “Curitiba, amor e inovação”: Além do PSD, formam a ampla aliança pelo futuro da cidade o MDB, PL, Podemos, Republicanos, Avante e Novo.
“Aceito a convocação do meu partido para disputar a eleição como candidato a prefeito de Curitiba e estou preparado para isso. Minha candidatura representa a garantia do avanço de Curitiba”, disse Eduardo.
Acompanhado da esposa, Paula Mocellin Slaviero, dos filhos Luca, Eduarda e Leonardo, e do avô, o ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, Eduardo foi recebido com entusiasmo por vereadores, deputados estaduais e federais, secretários de estado e do município, presidentes de institutos e autarquias, lideranças comunitárias e moradores dos bairros.
O vice-governador Darci Piana, a primeira dama do Estado, Luciana Saito Massa, a deputada estadual e ex-secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak e o deputado estadual Alexandre Curi, o presidente da Copel e irmão de Eduardo, Daniel Pimentel Slaviero também integraram o comitê de recepção ao candidato.
Legado
Eduardo afirmou que nos últimos sete anos e sete meses teve Rafael Greca como professor e o governador Ratinho Junior como grande companheiro de jornada. Agradeceu aos dois a oportunidade de servir à cidade e o municípios paranaenses e disse que, a experiência diária na gestão pública somada a sua sólida formação, o prepararam para manter o legado de Greca no comando da capital e seguir em frente para avançar ainda mais e para melhor a vida das pessoas.
“É no encontro da prática com o conhecimento que se prepara o melhor gestor. Saúde, educação, segurança alimentar, transporte público, cultura, planejamento, ação social, não há uma só área em que eu não tenha me envolvido para trabalhar a favor das pessoas nesses últimos anos”, completou.
Compromissos
Eduardo foi ovacionado ao apresentar alguns de seus compromissos com a população, entre eles a ampliação de investimentos em segurança alimentar, com implantação de novas hortas e Armazéns da Família, ampliação da capacidade da escola integral, construção de moradias populares, cuidado das pessoas em vulnerabilidade, avançar na mobilidade urbana e transporte coletivo, entre outras.
Afirmou que sua candidatura com Paulo Martins representa a garantia do avanço da cidade e uma importante transição de gerações com responsabilidade, cuidado, ações e ouvindo as pessoas.
Referências políticas
O prefeito Rafael Greca, emocionado, destacou a honra de ter Eduardo como vice-prefeito, descrevendo-o como um companheiro dedicado e leal. Greca fez um balanço da gestão, ressaltando a recuperação da capacidade de investimento da cidade e a concretização de projetos em obras, programas e serviços que melhoram o dia a dia da população.
“Chegamos ao título de cidade mais inteligente, mas isso só tem valor porque temos coração. O prefeito é um intérprete da alma das pessoas, e Eduardo possui esse coração. Ele representa a inovação e tem as qualidades necessárias para levar Curitiba adiante”, afirmou Greca.
Segundo o prefeito, Curitiba está unida, com paz política, e pronta para entrar em 2025 com o pé direito. “Nosso trabalho, nosso programa, é Curitiba; nossa cidade é coração e inovação”, reforçou.
Greca destacou ainda que Eduardo está preparado e motivado para continuar levando a cidade adiante.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior enalteceu as características de Eduardo e afirmou que ele lidera as pesquisas de opinião como a melhor opção para Curitiba devido a força do seu trabalho e talento.
“Ele se destaca por sua qualidade de liderança, dedicação ao serviço público, visão estratégica e capacidade de gestão”, declarou.
Sobre a aliança com o PL, o governador afirmou que Paulo Martins vem para somar a partir de uma ampla articulação para que Curitiba continue a avançar.
“São dois jovens da nova poĺitica, com cabeças inovadoras. Essa composição política é para garantir o caminho do futuro tranquilo, moderno e inovador para a nossa cidade, para nossa gente, com a paz política que hoje reina no Paraná, diferente do que está acontecendo no resto do Brasil e no mundo”, disse o governador.
“Com Eduardo e Paulo teremos a paz política e a equipe focada em transformar a capital e o estado do Paraná”, completou Ratinho Junior.
Emoção
Um momento de emoção na convenção foi o depoimento do avô de Eduardo, o ex-governador, Paulo Pimentel.
“Espero que o Eduardo me supere como administrador. Ele trabalhou ao lado e aprendeu muito com o Greca e o Ratinho e eu tenho a certeza de que ele está preparado”, disse Paulo Pimentel, muito aplaudido.
O jornalista Paulo Martins, candidato a vice-prefeito, disse que vem compor uma ampla aliança pela cidade.
“Queremos a continuidade de tudo o que funciona e que nos faz amar a cidade. Todos nós temos nossos princípios, aqui todos se respeitam, há muita convergência e no fim quem vai ganhar é a cidade”, disse Martins, que foi deputado federal por dois mandatos (2015 -2019 e 2019 – 2023).
Também expressaram apoio à candidatura o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, do partido Novo, que fez uma participação por vídeo, e a deputada estadual e ex-secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Trajetória
Aos 39 anos, Eduardo Pimentel é o atual vice-prefeito de Curitiba, cargo que ocupa desde 2017 junto ao prefeito Rafael Greca. Administrador de empresas, especializado em agronegócios e em Cidades Inteligentes, até 2018 acumulou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas, liberando a retomada e conclusão de importantes obras de infraestrutura urbana e viária. Iniciou também o programa de requalificação da malha viária, que já assegurou 1.160 km de obras concluídas ou em andamento nos 75 bairros da cidade. Foi reeleito em 2020 para o mandato de 2021 a 2024.
Em janeiro de 2022, foi convocado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para assumir a Secretaria das Cidades do Estado do Paraná, onde foi responsável pela formulação de políticas públicas e diretrizes para a melhoria da infraestrutura urbana dos municípios, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele acompanhou os financiamentos para a construção de creches, centros comunitários, barracões industriais e praças, além de melhorias no planejamento das cidades.
Anteriormente, trabalhou no jornal O Estado do Paraná, na TV Iguaçu (atual Rede Massa), foi diretor agrocomercial da Ceasa, diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e subchefe da Casa Civil do governo do Paraná.