As boxeadoras brasileiras Caroline Almeida e Bárbara dos Santos foram eliminadas logo em suas primeiras lutas nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta quinta-feira (1). As duas competições aconteceram pelas oitavas de final, resultando em uma despedida precoce das brasileiras do evento.
Caroline Almeida, que competia na categoria até 50kg e era a quarta cabeça de chave, enfrentou a cazaque Nazym Kyzaibay. A luta foi intensa e disputada, mas Caroline não conseguiu prevalecer. Após três rounds, a decisão dos árbitros foi unânime a favor de Kyzaibay, resultando na eliminação da brasileira.
Na categoria até 66kg, Bárbara dos Santos, terceira cabeça de chave, também não teve sucesso. Ela enfrentou Chen Nien Chin, de Taipei, e assim como Caroline, foi derrotada por decisão unânime dos árbitros. Bárbara, que vinha de boas atuações em competições anteriores, encontrou uma adversária bem preparada e não conseguiu avançar.
Apesar das eliminações no feminino, o Brasil ainda tem uma esperança no boxe masculino. Keno Marley entrará no ringue na tarde desta quinta-feira (11), para enfrentar Lazizbek Mullojonov, do Uzbequistão, pelas quartas de final da categoria até 92kg. A luta está marcada para as 16h52, horário local. Uma vitória de Keno garantirá ao menos uma medalha de bronze para o Brasil, pois no boxe olímpico não há disputa pelo terceiro lugar entre os semifinalistas derrotados.
A eliminação de Caroline e Bárbara foi um golpe para o time brasileiro de boxe feminino, que tinha grandes expectativas para estas Olimpíadas. No entanto, a participação de Keno Marley ainda mantém viva a esperança de uma medalha para o Brasil. O desempenho dele nas quartas de final será crucial para o sucesso do país na modalidade.