A canoagem slalom brasileira tem motivos para comemorar nos Jogos de Paris. Depois de conquistar a quarta colocação no K1 no domingo, a paranaense Ana Sátila, natural de Foz do Iguaçu, avançou com tranquilidade nesta terça-feira para a semifinal do C1. Juntando-se a ela, o paulista Pepê Gonçalves também garantiu sua vaga na próxima fase do K1 masculino.
Nesta terça-feira, Ana Sátila competiu em duas descidas no C1 feminino, terminando na sétima posição geral. Seu melhor desempenho foi na segunda tentativa, onde completou o percurso sem punições, com um tempo de 105s16, o terceiro melhor da rodada, ficando atrás apenas da australiana Jessica Fox (103s10) e da alemã Elena Lilik (103s29).
A checa Gabriela Satkova foi a melhor na fase de classificação, sendo a única a conseguir um tempo inferior a 100 segundos (99s44). Ana Sátila precisará se classificar entre as 12 melhores na semifinal desta quarta-feira, que começa às 10h (horário de Brasília), para disputar a medalha na final às 12h25. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, Sátila terminou o C1 na 10ª colocação, e agora busca melhorar esse resultado em Paris.
Pepê Gonçalves, que não avançou às semifinais no C1 em Paris, conseguiu um desempenho promissor no K1, terminando a fase de classificação na oitava posição, com um tempo de 86s64. O melhor tempo do dia foi do francês Titouan Castryck, que marcou 80s09.
Com 31 anos e duas Olimpíadas no currículo, Pepê Gonçalves tem mostrado sua consistência e experiência. Ele foi semifinalista no K1 nos Jogos de Tóquio, em 2021, e sexto colocado no Rio-2016. Agora, busca avançar ainda mais nas etapas decisivas em Paris.