Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris cancelaram a sessão de treinamento de natação do triatlo no rio Sena pelo segundo dia seguido, nesta segunda-feira (29), 24 horas antes da prova masculina, depois que uma forte chuva no final da semana passada aumentou os níveis de poluição e a velocidade da correnteza.
Cinquenta e cinco triatletas estão programados para se alinharem às 3h (horário de Brasília) de terça-feira (30) em um ponto flutuante próximo à Pont Alexandre III e mergulharem no Sena, marcando a primeira vez que os atletas competem no rio em uma Olimpíada desde 1900.
A prova feminina está programada para quarta-feira (31), no mesmo horário.
O presidente-executivo do Comitê Organizador Paris 2024, Étienne Thobois, disse que estava confiante de que o evento seria realizado conforme programado e que os organizadores estavam contando com um dia de sol quente na segunda-feira para baixar os níveis de água no rio e diminuir a correnteza.
“Estamos confiantes de que poderemos realizar o evento na terça-feira”, disse Thobois em uma coletiva de imprensa. “O fluxo necessário do rio, de um metro cúbico por segundo, foi atingido e não temos nenhum problema.”
A decisão final sobre a realização da prova de terça-feira será tomada de madrugada, com base em amostras do rio coletadas 24 horas antes, acrescentou.
Os atletas serão informados imediatamente se a competição for cancelada.
Paris 2024 já teve que reformular alguns cronogramas, com o skate masculino adiado de sábado para segunda-feira devido à chuva.
Um Sena apropriado para banho é um legado importante que os organizadores dos Jogos pretendem deixar para os moradores de Paris.
A França investiu cerca de US$ 1,4 bilhão em nova infraestrutura de águas residuais para reduzir a quantidade de esgoto que flui para o rio, e as autoridades da cidade anunciaram planos para que três locais de natação sejam abertos ao público até junho do próximo ano.