Gilberto Gil desembarca em Curitiba, no dia 9 de novembro, com a ópera “Amor Azul”. Sucesso em Paris por três noites, o grandioso espetáculo será o último show do artista no Teatro Positivo, com aposentadoria agendada para 2025. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, com alguns setores já esgotados.
Aos 82 anos e em plena reinvenção artística, Gil promete um espetáculo sem igual em sua carreira. A ópera apresenta 47 músicas inéditas, compostas ao lado do maestro italiano Aldo Brizzi, para contar uma história de amor baseada na literatura indiana. Críticos franceses destacaram a ópera como um “triunfo”, “uma criação original” e “uma festa prodigiosa”.
Na capital francesa foram três apresentações lotadas e com longa fila de espera, além de cinco exibições na televisão e rádio francesas. Em cada noite, o público rendeu aplausos em pé por 15 minutos.
Junto dos artistas, sobem ao palco outros 160 músicos, entre eles seis cantores líricos e dois bailarinos indianos. As músicas contemplam diferentes gêneros e ritmos em uma narrativa única: orquestra sinfônica, balé indiano, vozes populares e coro lírico, além de percussão afro-brasileira, samba, afoxé, bossa nova e Veena indiana.
“A proposta foi fazer, a partir dessa atualização do libreto do poema, uma ópera mestiça, com todos os matizes desses campos culturais asiáticos, africanos, europeus, americanos e agora brasileiros. O desafio foi adequar essa multiculturalidade, essa paleta de cores variadas, a uma música que abraçasse todos os elementos, dando a eles todos uma conotação contemporânea”, declarou Gil à CULT! Produções, realizadora do espetáculo na capital.
Apesar da fusão entre os estilos, o objetivo foi manter a música popular brasileira como condutora de todas as influências. “A gente quis fazer uma ópera com DNA profundamente brasileiro, de ter sempre a canção brasileira como base de cada momento de ‘Amor Azul’. São 47 músicas inéditas de Gilberto Gil, que serão tocadas pela primeira vez no Brasil”, afirmou Brizzi, responsável pela transposição dos gêneros musicais em ópera.
Gilberto Gil & Aldo Brizzi – Amor Azul
Quando: 9 de novembro, 21h
Onde: Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba – PR)
Vendas: Disk Ingressos
Produção artística: Alegro
Apoio: Núcleo de Ópera da Bahia
Realização: CULT! Produções