A Olimpíada de Paris-2024 começou com uma notícia inesperada para a equipe brasileira de natação. Neste domingo, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciaram a expulsão da nadadora Ana Carolina Vieira da delegação. A decisão foi tomada devido a “atos de indisciplina” cometidos pela atleta. Outro nadador, Gabriel Santos, também esteve envolvido no incidente, mas recebeu apenas uma advertência.
Segundo informações do COB, Ana Carolina e Gabriel Santos deixaram a Vila Olímpica sem autorização na noite da última sexta-feira, coincidentemente o dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. O Comitê destacou que, além de sair sem permissão, Ana Carolina contestou de forma desrespeitosa e agressiva uma decisão técnica da comissão da Seleção Brasileira de Natação.
Ana Carolina competiu na prova de revezamento 4×100 metros livre e estava programada para participar do 4×100 medley misto. Gabriel Santos também competiu no revezamento 4x100m livre, prova na qual a equipe brasileira não conseguiu se classificar para a final.
Ana Carolina Vieira, de 22 anos, representa o clube Pinheiros e possui um histórico impressionante. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado, ela conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100m livre misto e bronze no 4x100m livre. Além disso, participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires-2018, onde faturou duas medalhas de prata no 4x100m livre e no 4x100m livre misto.