Janja Lula da Silva e prefeita de Paris discutem aliança global contra a fome e a pobreza

3 Min de leitura
Foto: Reprodução/X

Neste sábado (27/7), a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, reuniu-se com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para discutir a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a principal iniciativa da presidência brasileira no G20. Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as Olimpíadas 2024 na capital francesa, Janja destacou a importância da colaboração internacional no combate à fome e à pobreza.

A Aliança Global visa conectar financiamentos a países e governos comprometidos com o investimento em políticas públicas eficazes. Em uma postagem no X, Janja enfatizou a importância do envolvimento dos governos locais para o sucesso da Aliança, tanto no compartilhamento de modelos de políticas públicas quanto na promoção da adesão a este movimento global. “O apoio e envolvimento dos governos locais é imprescindível para o sucesso da Aliança, tanto no compartilhamento de seus modelos de políticas públicas para a erradicação das desigualdades, mas também incentivando seus países a aderirem a esse grande movimento”, afirmou.

Além do tema central, a reunião com a prefeita Anne Hidalgo abordou questões como democracia, o papel das mulheres em espaços de decisão e poder, e os desafios impostos pela desinformação e pelas fake news. Essas discussões são fundamentais para a construção de políticas mais inclusivas e transparentes, que possam enfrentar de maneira eficaz os problemas sociais globais.

Durante o pré-lançamento da Aliança no Rio de Janeiro, na quarta-feira (24/7), o presidente Lula ressaltou que a fome e a pobreza enfraquecem a democracia mundial e defendeu a taxação dos super-ricos como uma medida necessária para financiar ações de combate a essas questões. Ele destacou que a Aliança será oficialmente lançada em novembro, ao final da presidência brasileira no G20.

 

Compartilhe o artigo