Na noite desta segunda-feira (22), um acidente no Centro de Curitiba deixou 28 pessoas feridas após um carro entrar por engano na canaleta exclusiva do transporte coletivo. A confusão ocorreu quando uma SUV Range Rover, seguindo as indicações de um GPS, adentrou a via exclusiva para ônibus biarticulados, resultando em uma manobra evasiva do motorista do ônibus para evitar uma colisão mais grave.
O biarticulado, ao tentar desviar do carro, perdeu o controle e só parou ao colidir com o muro na esquina das ruas Visconde de Nácar com Emiliano Perneta, próximo ao Colégio Sesc São José. Com o impacto, diversas pessoas que estavam no ônibus sofreram ferimentos leves. As equipes de socorro do Samu e do Siate foram rapidamente acionadas e chegaram ao local para prestar atendimento às vítimas. Felizmente, até o momento, não há relatos de feridos graves.
A motorista da Range Rover, que causou o acidente, relatou que é de Santa Catarina e não conhece bem a cidade de Curitiba, motivo pelo qual utilizava um aplicativo de GPS para se orientar. Segundo ela, o GPS indicou erroneamente que entrasse na canaleta de ônibus, levando ao acidente. A condutora, visivelmente abalada, explicou que a confusão foi uma infeliz consequência de seguir as instruções tecnológicas sem conhecer a região.
Os danos foram consideráveis, tanto ao ônibus quanto à estrutura do muro atingido, mas a principal preocupação no momento do incidente foi garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros feridos. As autoridades locais agora investigam o incidente para entender melhor as circunstâncias que levaram ao erro do GPS e ao subsequente acidente.