A jornalista Janaína Xavier, conhecida por sua longa trajetória no SporTV, compartilhou detalhes sobre sua saída do Grupo Globo em maio de 2022, após 23 anos de serviços prestados. Em entrevista ao podcast “Benja Me Mucho”, apresentado por Benjamin Back, ela revelou que sua aparência foi um fator determinante para seu afastamento progressivo da emissora.
Janaína afirmou que, em um determinado momento, começou a sentir que sua imagem de “loira de olhos claros” não se enquadrava mais nos novos critérios do canal. Segundo ela, a emissora passou a buscar “outros padrões” de profissionais. “Teve um certo momento em que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’. Tinham coisas assim de ter que inserir a menina mais ‘cheinha’. Cada um vê beleza de uma forma, gente. Eu não estou dizendo que a mais cheinha não é bonita. Eu estou falando na visão deles. Então não vamos falar de beleza. Vamos falar de padrões. Padrões de beleza. Eles queriam outros padrões lá”, desabafou.
A jornalista ressaltou que a Globo estava em busca de diversidade nos perfis das apresentadoras. “A bonita não servia mais. A bonita loira ou a loira de olho claro, não servia mais. Eles, agora, queriam trazer perfis diferentes de mulher. A mulher que não tivesse nariz empinado e tivesse nariz grande ou mulher mais ‘cheinha’. A mulher que não é ‘paquitazinha’. Eles queriam outros perfis de mulheres. Inclusive, a mulher preta, que é uma questão importante”, completou.
Janaína Xavier iniciou sua carreira na RPC, afiliada da Globo em Curitiba, em 1999. Trabalhou em São Paulo antes de se estabelecer no Rio de Janeiro em 2007. No SporTV, foi uma das primeiras apresentadoras e comandou programas de destaque, como o Planeta SporTV. Além disso, cobriu três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018) e três Jogos Olímpicos (2008, 2012 e 2016). Nos seus últimos anos no Grupo Globo, esteve à frente do “SporTV News”.
Durante a pandemia, aos 43 anos, Janaína engravidou de sua segunda filha e precisou se afastar por alguns meses. Essa fase pessoal também coincidiu com um período de reflexão sobre sua carreira e o espaço que ocupava na emissora.