Nesta terça-feira (16), a youtuber Maya Massafera usou seu Instagram para revelar o resultado das duas cirurgias nas cordas vocais que passou como parte do seu processo de feminilização. Em um vídeo sincero e emotivo, Maya falou pela primeira vez após os procedimentos, detalhando sua recuperação e refletindo sobre sua jornada de transição.
Maya explicou que a última cirurgia ocorreu há quinze dias e que sua voz ainda está em fase de recuperação. “Tenho que ir, muitas vezes, no meu tempo. A minha voz não está pronta ainda. Ela só vai estar pronta daqui a dois meses e meio, que são três meses após a cirurgia”, disse.
A influenciadora contou que durante sua transição, preferiu se afastar das redes sociais para lidar com as mudanças de forma privada. “Quando eu resolvi me transicionar, eu queria voltar pro útero da minha mãe. Eu quis ficar o mais quietinha, o mais longe de tudo possível. Só que eu voltei pra realidade, pra vida real antes, porque começou a sair tanta matéria distorcida minha que eu preferi dar minha cara a tapa e vir falar pra vocês”, explicou Maya.
No vídeo, Maya abordou a curiosidade e a pressão que sente das pessoas sobre sua voz pós-cirurgias. “A verdade é história. E é o mesmo que está acontecendo com a minha voz. Não todo mundo, claro, mas é tanta cobrança, e é tanta cobrança de muita gente pra ver se a minha voz está feminina o suficiente que eu resolvi vir aqui e dar mais uma vez a minha cara a tapa”, destacou.
Maya aproveitou o momento para esclarecer a importância de respeitar sua identidade de gênero e combater a marginalização de termos como “travesti”. “Eu sou uma mulher trans. Eu sou uma mulher travesti. Você sabia que a palavra travesti e mulher trans são a mesma coisa? Quem é mulher trans é travesti e quem é travesti é mulher trans”, explicou. Ela enfatizou que a luta da comunidade LGBTQIAPN+ é pela igualdade e respeito, independentemente de procedimentos cirúrgicos. “Muita gente acha que é um nome pejorativo ou que é quem não fez algum tipo de cirurgia estética. E não tem nada a ver”, frisou.
Encerrando seu desabafo, Maya reafirmou que a identidade de gênero não depende de cirurgias ou características físicas. “Para você ser uma mulher trans ou uma travesti, você não precisa de cirurgia, você não precisa de nada. E é a mesma coisa. Quem é trans é travesti e quem é travesti é uma mulher trans”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram