Uma nova loja de óculos, chamada “Mito Eyewear”, foi inaugurada com uma estratégia de marketing que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A loja oferece uma linha variada de óculos de grau e de sol, com preços entre R$ 219 e R$ 229, para públicos masculinos e femininos.
A Mito Eyewear se descreve como uma marca guiada por convicção, coragem e fé, qualidades que seus fundadores associam a Bolsonaro. Com slogans como “veja o mundo com paixão. Veja o mundo com propósito” e “elevando a visão, inspirando a Nação”, a empresa pretende inspirar seus clientes da mesma maneira que acredita que o ex-presidente inspira o país.
O perfil da loja no Instagram exibe fotos de Jair Bolsonaro usando os óculos da marca, levantando dúvidas sobre a autorização para o uso de sua imagem e nome. Até o momento, a Mito Eyewear não respondeu às solicitações de esclarecimento sobre essa permissão, e a assessoria de Bolsonaro também não confirmou se houve consentimento para o uso de sua imagem na campanha.
Esta iniciativa não é isolada no contexto da família Bolsonaro. Em fevereiro de 2023, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lançou a “Bolsonaro Store”, um e-commerce dedicado a manter viva a memória de seu pai. A loja virtual vende uma ampla gama de produtos, como cadernos, porta-canetas, quadros, calendários, adesivos, bonés e livros.
Em março de 2023, Michelle Bolsonaro lançou uma linha de cosméticos em colaboração com o maquiador e influenciador Agustin Fernandez. Em janeiro de 2024, surgiu a linha de calçados “Botinas Bolsonaro”, criada por um grupo de apoiadores do ex-presidente, oferecendo sapatos, botinas de couro e chinelos de borracha.
Mais recentemente, em março de 2024, foi lançado um perfume associado a Jair Bolsonaro, novamente em parceria com Fernandez. No entanto, a loja que vendia o perfume foi temporariamente fechada devido a acusações de golpes, e o produto atualmente só pode ser adquirido através do site do influenciador.