Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de 2025 do curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio, oferecido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). O curso, com duração de três anos e aulas em período integral (manhã e tarde), visa preparar profissionais para o mercado de trabalho na área de produção de energia, que está em expansão no Brasil.
Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro através do site do Núcleo de Concursos da UFPR. São oferecidas 30 vagas, destinadas a candidatos que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental, com conclusão prevista para 2024, e que tenham no máximo 18 anos completos.
Das 30 vagas, no mínimo metade serão destinadas a estudantes que cursaram o ensino fundamental integralmente em escolas públicas. Há também reservas de vagas para pessoas de baixa renda (renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa), pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Além disso, há uma vaga suplementar destinada exclusivamente a candidatos da ampla concorrência que sejam pessoas com deficiência.
A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 60,00. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção do pagamento da taxa até o dia 26 de julho.
Prova
A prova do processo seletivo será realizada no dia 17 de novembro, a partir das 14 horas, em Curitiba. Os candidatos terão quatro horas para responder 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Matemática e 20 de Língua Portuguesa. As questões de Matemática terão peso de 60% na pontuação total, enquanto as de Língua Portuguesa terão peso de 40%. A divulgação do resultado está prevista para o dia 12 de dezembro.
Para mais detalhes sobre o processo seletivo, os interessados devem consultar o edital disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR. Informações adicionais sobre o curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio também podem ser encontradas no site da UFPR.