Uma das mais fortes representações da identidade cultural de Portugal, o Vinho do Porto, produzido na região do Douro, é reconhecido mundialmente por ser a harmonização perfeita para doces e sobremesas. Por possuir um processo de produção diferenciado, que interrompe a fermentação, o Vinho do Porto tem parte de seus açúcares naturais preservados, o que eleva seu teor alcoólico para algo entre 19% e 22%, deixando-o com sabor intenso e adocicado.
Com o objetivo de celebrar e honrar a bebida, foi criada, em 1982, a Confraria do Vinho do Porto, que reúne anualmente, na cidade de Porto, em Portugal, membros selecionados com a missão de reforçar a imagem da clássica bebida a nível mundial, combinando tradição com uma visão pioneira sobre o futuro do vinho. Em 2024, a Confraria ganhou um membro brasileiro: o chef curitibano Dudu Sperandio.
“Anualmente, ocorre um evento que reúne todos os produtores de Vinho do Porto do país, os quais introduzem novos membros ao grupo, chamados de ‘Novos Cavalheiros do Porto’. No último ano, fui convidado a fazer parte da Confraria pelo Pedro Branco, produtor da Quinta do Portal, tradicional marca de vinhos do Vale do Douro”, comenta Dudu Sperandio. “É uma grande honra participar deste seleto grupo formado por apreciadores do mundo todo, do qual poucos brasileiros fazem parte”, complementa o chef, que é responsável por empreendimentos de sucesso na cidade de Curitiba, entre eles a Mercearia Avenida, com foco em gastronomia portuguesa, e o tradicional Ernesto Ristorante, principal restaurante italiano na capital paranaense.
Ao longo de sua carreira, Dudu Sperandio sempre foi um grande entusiasta do Vinho do Porto, que sempre ganhou um papel de destaque em seus empreendimentos gastronômicos. “O Vinho do Porto sempre me acompanhou ao longo da minha carreira. Estamos tratando de uma bebida com características únicas, que carregam a história de uma região. Como não poderia ser diferente, na Mercearia Avenida ele tem um papel de destaque, acompanhando as nossas sobremesas clássicas, entre elas Pastel de Nata, Baba de Camelo e Toucinho do Céu. Saborear um belo Vinho do Porto é viajar por Portugal em qualquer parte do mundo”, completa o chef.