O Athletico Paranaense está prestes a iniciar um novo capítulo em sua história com a chegada do técnico uruguaio Martín Varini. Aos 32 anos, Varini chega a Curitiba nesta segunda-feira (8) para assumir o comando do Furacão, ocupando a posição deixada por Cuca. A confirmação do desligamento de Varini do Defensor Sporting, do Uruguai, foi feita no domingo (7) e divulgada pela jornalista Nadja Mauad, do ge.globo.
A contratação de Varini marca o terceiro técnico do Athletico Paranaense em um ano emblemático, o ano do centenário do clube. Anteriormente, o jovem treinador trabalhou como auxiliar técnico de Paulo Pezzolano no Cruzeiro, entre 2022 e 2023, acumulando experiência no futebol brasileiro. Após esse período, ele teve uma breve passagem como técnico do Valladolid, na Espanha, antes de retornar ao seu país natal para treinar o Defensor.
Varini não era a primeira escolha da diretoria atleticana, que inicialmente buscou contratar Fernando Diniz e o espanhol Carlos Carvalhal. Com as negativas, a aposta recaiu sobre o uruguaio, que agora terá a missão de conduzir o clube em uma temporada de grandes desafios e expectativas.
O Athletico Paranaense ocupa atualmente a sexta colocação no Campeonato Brasileiro e continua na disputa em outras importantes competições. O clube está na terceira fase da Copa do Brasil e se prepara para os playoffs da Copa Sul-Americana, competições que adicionam uma pressão extra para o novo comandante.
Os torcedores do Furacão esperam que Varini traga uma nova energia e estratégias que possam levar o time a alcançar os objetivos traçados para o ano. Com um histórico de dedicação e aprendizagem contínua, o treinador uruguaio enfrenta agora o desafio de solidificar sua carreira em um dos principais clubes do Brasil.