Nesta segunda-feira, o Paraná registrou a temperatura mais baixa do ano, com -3,9°C na cidade de General Carneiro, localizada no sul do estado. De acordo com dados do Sistema Meteorológico Simepar, outras cidades também enfrentaram temperaturas negativas, como São Mateus do Sul, com -1,8°C, e Palmas, com -0,1°C.
Além dessas cidades, o frio intenso foi sentido em várias outras regiões do estado. Palotina e União da Vitória registraram 1,1°C, Francisco Beltrão marcou 1,2°C, Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, teve 1,3°C, e Foz do Iguaçu anotou 2,3°C. Na capital, Curitiba, a mínima registrada foi de 6,8°C, destacando um dia especialmente gelado para os moradores.
Segundo Fernando Mendes, meteorologista do Simepar, o frio deve começar a perder intensidade nos próximos dias. “A partir desta segunda-feira a tendência é do frio perder força, apesar do tempo gelado ao amanhecer. As temperaturas voltam a ficar mais agradáveis, embora ainda faça um pouco de frio, ficando menos significativo o ar gelado a partir de quinta-feira,” explicou Mendes.
Para terça-feira, a previsão indica uma mínima de 5°C em Curitiba, com a máxima chegando a 21°C. Já na quarta-feira, a mínima deve subir para 11°C, indicando um aquecimento gradual e um alívio para os paranaenses após os dias de frio intenso.