Na tarde desta sexta-feira (28), foi inaugurado o Espaço de Atendimento Multiprofissional para Autismo (AMA). Por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação (Semed) e Saúde (Sems), o local visa proporcionar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) um atendimento especializado e humanizado, garantindo mais qualidade de vida e inclusão social.
Segundo a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, o local foi pensado para fazer a diferença na vida das pessoas autistas e suas famílias. “O novo espaço, que fará o acolhimento, diagnóstico e encaminhamento, foi desenvolvido com muito amor e carinho. Com as equipes técnicas, pensamos em cada detalhe para que os nossos profissionais atendam as pessoas com TEA e seus familiares da melhor forma”, disse.
O deputado estadual Thiago Bührer, destacou a importância da criação do local e de leis inclusivas. “Os familiares e autistas esperaram tanto por esse momento. É muito gratificante ver esse projeto se tornando realidade e dando oportunidade para todos. Recentemente, aprovamos na Assembleia Legislativa do Paraná o Código da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, onde incluímos várias leis para proteger e garantir os direitos das pessoas portadoras de TEA”, comentou.
“Este projeto, fruto de um esforço coletivo, reflete nosso compromisso com a inclusão e o cuidado de todos os cidadãos de São José dos Pinhais. Com uma equipe multidisciplinar, o Espaço AMA oferecerá atendimentos de alta qualidade, promovendo um ambiente acolhedor e de suporte para que os usuários desenvolvam todo o seu potencial”, declarou o secretário de Saúde, José Dalmi Dissenha.
De acordo com o secretário de educação, Diego Santin, o AMA é mais um local dentro da educação municipal onde os profissionais farão um trabalho personalizado para cada indivíduo, respeitando as necessidades e especificidades de cada um.
O Espaço AMA conta com diversos especialistas, como psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e psicopedagogas especializados em TEA. “O local foi cuidadosamente planejado para oferecer um ambiente acolhedor, onde nossas crianças receberão a atenção e o cuidado que merecem”, afirmou a coordenadora de saúde do AMA, Helaine Resende.
A coordenadora de educação do Espaço AMA, Ariane da Cruz, explicou como será o acompanhamento no local. “Inicialmente faremos um acolhimento das famílias e autistas. Após isso, elaboraremos uma triagem e então será realizado o atendimento individualizado, que atenderá as demandas específicas de cada um”, finalizou.