O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) se pronuncie em até 15 dias sobre uma acusação feita contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A parlamentar, porém, não está obrigada a responder, uma vez que o pedido de Fux não tem caráter de determinação judicial.
A solicitação ocorreu após Erika Hilton publicar um comentário em rede social associando Michelle Bolsonaro ao suposto desaparecimento de um cachorro de outra família. No despacho de quinta-feira (27), Fux escreveu: “Notifique-se a deputada federal Erika Santos Silva para, querendo, apresentar resposta à inicial, no prazo de 15 dias”.
A controvérsia começou quando Erika Hilton acusou a ex-primeira-dama de adotar um cão que já possuía um dono. “Não dá nem para elogiar Michelle Bolsonaro por nunca ter levado embora o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela fez”, afirmou Erika. O comentário foi uma resposta a um seguidor que criticou o título de cidadã paulistana concedido a Michelle Bolsonaro, em uma cerimônia no Theatro Municipal em março.
O caso foi levado ao STF no mesmo mês, onde Michelle Bolsonaro alegou que a deputada cometeu um crime contra sua honra. A resposta de Erika Hilton, se apresentada, pode trazer novos desdobramentos para a situação.