A contação de história intitulada “Plumaje” traz ao centro do palco a personagem Noite para contar sobre acontecimentos que transformaram o mundo. Apresentada pela atriz e contadora de histórias Ailén Roberto, a montagem terá curta temporada na Biblioteca Pública do Paraná, com sessões gratuitas e livres para todos os públicos, nos dias 25, 26 e 27 de junho, às 14h e conta com tradução em Libras em todas as sessões.
“Plumaje” nasceu a partir de uma pesquisa sobre textos de tradição oral da cultura Andina e do povo Yanomami. Um dos contos dá o nome ao projeto e explica como os pássaros ganharam cores. A contação também é composta por mais três histórias costuradas pela Noite que revela sobre seu próprio surgimento e apresenta El Amaru, a Serpente Misteriosa bastante presente na mitologia dos Andes.
“A pesquisa para a montagem nos conduziu a outras histórias de povos originários, como a do Mutum do povo Yanomami (Brasil) e a do pica-pau dos Tehuelches na Terra do Fogo (Argentina), além da lendária figura de Amaru dos Quechuas (Peru)”, detalha Ailén Roberto que tem em seu currículo grandes parcerias com produtoras e grupos teatrais em Curitiba e, em seus mais de 10 anos de experiência, desenvolveu técnicas para adaptar obras literárias para o palco. A artista possui ainda um vasto repertório de histórias apresentadas por ela em seu canal oficial no Youtube, Histórias da Ailén.
Para “Plumaje” a atriz convidou o diretor Cadu Cinelli, fundador do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, com mais de 25 anos de trajetória, a escritora acreana Jamilssa para a dramaturgia e a artista visual e tradutora Jorgelina Vázquez para criação da identidade visual do projeto.
O projeto também oferecerá oficinas de contação de histórias ministradas por Ailén Roberto para professores da rede municipal.
“Plumaje” é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Sinopse de “Plumaje”
Em uma noite mágica, ela própria, a Noite, narra como era antes de sua existência e as transformações do mundo depois de sua chegada.
A Noite conta as histórias sonhadas e testemunhadas por El Amaru, a Serpente Misteriosa das cordilheiras andinas, e nos convida a mergulhar pelos primeiros grandes rios que surgiram na Terra e revela com a plumagem dos pássaros ganharam cores.
Sobre Histórias de Ailén
“Histórias da Ailén” é um projeto contínuo de mais de 10 anos, onde a atriz e contadora Ailén Roberto pesquisa e cria a transposição da obra literária e dos contos de tradição oral para a cena teatral e audiovisual. Além das apresentações ao vivo, ela disponibiliza seus vídeos no YouTube com o intuito de levar para o universo online toda a potência da contação de histórias e criar um espaço de segurança e conhecimento para o público de crianças, dentro das plataformas digitais.
A presença online cumpre um importante papel, porém, o encontro com a plateia sempre a moveu: é uma artista independente latino-americana que ama o teatro, a literatura.
Ficha Técnica:
Contadora de Histórias
Ailén Roberto
Direção
Cadu Cinelli
Dramaturgia
Jamilssa
Tradução dos contos originais que inspiraram a obra
Jorgelina Vázquez
Cenário e Adereços
Jorgelina Vázquez
Figurino
O grupo
Iluminação
Ike Rocha
Música
Nando di Castro
Letras: Jamilssa e Cadu Cinelli
Intérprete de LIBRAS
Nathan Salles
Coordenação do projeto
Surya Roberto
Produção
Surya Roberto
Comunicação
Priscila Cruz